"O Natal é para as crianças." WHAT?!
- Mónica Rodrigues
- 18 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Mas afinal o significado que damos ao Natal é: PRENDAS?!
Existe o dia do idoso, o dia da criança, dia do trabalhador, dia do pai, dia da mãe... enfim. O sentido da existência destas datas é que nos lembremos da sua importância e as festejemos de forma especial num determinado dia do ano. Não quer dizer que durante o resto do ano a gente não valorize o pai, a mãe, o idoso, etc... mas é um momento para os valorizarmos de forma especial. Por isso, chega de dizer que o Natal deve ser todos os dias! Que o dia dos namorados deve ser todos os dias! Toda a gente sabe que sim! E toda a gente também sabe que há uma data no calendário para os lembrarmos de forma especial. Por isso... não vale a pena continuar com este discurso!
O que realmente valeria a pena seria viver o dia de Natal com outro significado! Porque Deus nos livre de viver todos os dias como se fosse Natal, pelo menos com o significado que ainda muitas pessoas dão... que é o dia de trocar presentes! Pelo menos agora já não é "presentes"... é "uma lembrança"... "um miminho". Bem, a verdade implícita nesta atitude é que a maioria de nós não consegue conceber um Natal sem prendas. Por isso lá vai a "lembrança".
Não que esteja errado trocar presentes. O que continua errado é a forma como vivemos na prática o significado do Natal.
É preciso viver o Natal exatamente da mesma maneira como o vivemos em teoria.
☑️Na teoria: "O importante é estarmos reunidos; o importante é ter saúde; o importante é estarmos com as pessoas de quem gostamos".
☑️Na prática: "Ainda só comprei 3 presentes; não sei o que vou oferecer à minha prima, ela tem tudo; não falta nada ao meu sobrinho, nem sei o que lhe dar; ainda me faltam comprar 4 presentes."
Será que conseguíamos educar as nossas crianças para um outro significado do Natal? O DIA em que não pedimos presentes mas oferecemos solidariedade e amor?
Poderíamos dizer às nossas crianças que o Natal é O DIA em que lembramos a solidariedade e, como tal, a tradição é escolhermos alguém a quem oferecer ajuda: uma visita, um serviço, um elogio, um agradecimento, um bem essencial. Poderíamos fazer do dia de Natal O DIA DO AMOR?

Commentaires