top of page

Empatia - conceito vulgarizado

  • Mónica Rodrigues
  • 13 de dez. de 2018
  • 1 min de leitura

Há já algum tempo que parece estar na moda a palavra Empatia. Ouvimos dizer: "senti empatia por aquela pessoa" ou "senti de imediato uma empatia enquanto conversava com aquela pessoa." O erro está em achar que empatia significa simpatia ou interesses comuns partilhados entre duas ou mais pessoas.

Ora bem, empatia não é ter coisas em comum com alguém. Empatia não é simpatizar com alguém. Empatia é COMPREENDER o outro. Empatia é conseguir colocar-se no lugar do outro a ponto de perceber o que ele estará a pensar e a sentir. Eu posso não aceitar a atitude de uma pessoa e ter ao mesmo tempo empatia. Ou seja, eu reprovo as suas ações mas consigo perceber a razão pela qual ela faz o que faz, porque tenho empatia... porque entendo a perspetiva dela, mesmo sendo uma perspetiva antagónica da minha.

Quando dizemos que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, isto não significa que adoto a sua maneira de ser. Colocar-se no lugar do outro é pensar o que eu sentiria e pensaria se fosse o outro... se estivesse no seu lugar... se tivesse a sua história de vida. Empatia é não julgar o outro. Ao COMPREENDER o outro estou a respeitar o seu mapa-mundo, as suas vivências, os seus valores e motivações. Posso não concordar.... mas estou a fazer um esforço consciente por ver o mundo através dos olhos do outro... estou a querer compreender o outro na sua diferença.

Empatia é Respeito.

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page