É o polícia dos seus pensamentos?
- Mónica Rodrigues
- 6 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Já é uma verdade absoluta mas a maioria de nós continua a não dar a devida importância. O pensamento ou, por outras palavras, o nosso diálogo interno, é capaz de nos dar saúde ou mal-estar. Algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo de por em prática: o policiamento dos nossos próprios pensamentos. É preciso uma auto-observação constante e uma autoconsciência bem treinada. Policiar os nossos pensamentos exige prática continuada.
A dica consiste pois no policiamento: estarmos atentos à forma como falamos e como pensamos, e substituir esses pensamentos e palavras negativas por uma linguagem possibilitadora. E não me refiro a frases idealistas ou frases positivas irreais. Não é dizer: "Eu sou perfeito" ou "A minha vida é maravilhosa". Adotar uma linguagem possibilitadora implica adotar uma postura (ação) também possibilitadora. Não basta pensar positivo, é preciso agir de forma positiva!
A dica é substituir os pensamentos negativos por perguntas poderosas. Perguntas que nos conduzam a pensar em soluções, oportunidades e capacidades. Então, passamos a dizer: "O que eu posso fazer para melhorar?" ou "De que forma posso melhorar a minha vida?" "Que possibilidades existem?" "Eu consigo ser capaz do quê?" "Quais os meus pontos fortes e como posso pô-los em prática?"
O segredo é aliar o nosso diálogo interno à nossa postura. Aliar a nossa mente ao nosso corpo. Aliar os nossos pensamentos aos nossos comportamentos. Há que fortalecer o nosso polícia interno para que possamos ver as possibilidades no lugar das fatalidades.
Comments