Técnica SCORE
- Mónica Rodrigues
- 6 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Técnica SCORE
S - situação problema C - causas O - objetivo R - recursos E - efeitos
É uma técnica da PNL que nos ajuda a refletir acerca de um problema que queremos resolver e, consequentemente, acerca de um objetivo que pretendemos alcançar.
Na primeira letra, S, indicamos qual a situação problema pela qual estamos a passar. Por exemplo, falta de autoestima; medo de arriscar; ansiedade; impaciência; stress; incompatibilidade com alguém, etc;
Na letra C, refletimos sobre quais serão as causas para a existência desse problema. Exemplo: será a minha postura? as minhas crenças? a minha forma de estar? o que tenho valorizado e priorizado no meu dia-a-dia? terá sido a minha educação? que influências e experiências eu tive que poderão estar na origem deste problema?
Na letra O, escrevemos uma frase que represente o objetivo e o desejo que queremos alcançar em vez da situação problema. Exemplo: eu quero confiar e acreditar mais em mim; eu quero ser uma pessoa tranquila e compreensiva; eu quero ser capaz de ter um relacionamento harmonioso com aquela pessoa, etc.
Na letra R, vamos escrever todos os recursos e meios que temos à nossa disposição ou que podemos adquirir para nos ajudar a alcançar o objetivo. Vamos enumerar recursos físicos, humanos, financeiros, materiais, etc. A ideia é conseguirmos responder a perguntas como: que pessoas me podem ajudar a ultrapassar esta situação? que coisas preciso adquirir? que locais preciso frequentar? preciso de dinheiro? que competências preciso desenvolver? que possibilidades existem à minha volta?
Por último, a letra E, faz-nos pensar sobre os efeitos positivos, os benefícios e vantagens que o nosso objetivo terá para nós e para ou outros assim que se realizar. Esta última etapa é muito importante para nos motivar na busca pela concretização do objetivo.
Dica: Todas as reflexões que cada letra nos desafia a ter devem ser escritas
Comments