Propósito de vida: qual o seu?
- Mónica Rodrigues
- 6 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Quando nas formações pergunto "qual o seu propósito de vida? qual a sua missão de vida?" as pessoas costumam ouvir esta pergunta com alguma estranheza. E raras vezes têm resposta pronta. Perguntam-se se é possível responder... se faz sentido uma pergunta assim... se há uma resposta comum a todos... se toda a gente não terá o mesmo propósito...
Certamente que cada um terá a sua própria resposta. Pode não ser fácil encontrá-la, mas ela mora dentro de nós. Pode estar adormecida ou esquecida. Mas porque será tão complexo responder? Será que estamos demasiado ocupados a viver as rotinas mecânicas do dia-a-dia? Será porque nos parece ter sido imposto uma determinada forma de comandar a nossa vida e então não há nada a questionar? Será porque crescemos neste país e neste continente? Será que para outros povos esta pergunta é de fácil resposta? Estaremos presos a quê? A uma religião, cultura, classe social? Quais as nossas crenças e valores? O que mais importa para cada um de nós?
Continuamos a valorizar a saúde só quando ficamos muito doentes. Somos gratos à vida só quando nos acontece algo de muito extraordinário. E reclamamos tão bem!!
Se chove... é porque chove. Se está pouco calor e o verão ainda não chegou em força... é porque está pouco calor e o verão ainda não chegou em força. Se está frio... é porque está frio. Se está muito calor e ninguém aguenta... é porque está muito calor e ninguém aguenta. Quantos povos não têm calor ou frio debaixo de um ambiente de guerra ou fome? Estes povos terão um propósito de vida?
Se cada um de nós vive em liberdade e com consciência de que esta vida é passageira e temporária, eu pergunto: estaremos a viver o nosso propósito? Pomos em prática a nossa missão de vida? Passamos mais tempo a lamentar ou a concretizar?
Qual será o Seu Propósito de Vida? Só seu!
Opmerkingen