top of page

Eu quero, eu posso, eu mereço.

  • monicarodrigueswor
  • 6 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Dica de hoje:"Eu posso. Eu quero. Eu mereço". Eu posso controlar os meus pensamentos. Eu quero gerir as minhas emoções. Eu mereço sentir-me bem.

A mensagem da PNL (programação neurolinguística) é esta mesma... cada um tem o poder de gerir o seu corpo e a sua mente. Cada um tem o dever de se colocar no lugar da Causa (responsabilização) e não no lugar do Efeito (vitimização).

Pode não ser fácil, mas o exercício consiste em não culpar o outro por aquilo que sentimos, ou pensamos ou interpretamos. Consiste em não dar poder ao outro. Se atribuímos a culpa ao outro, estamos a dar-lhe o poder de manipular os nossos sentimentos. Ao culpar o outro estamos a assumir o lugar do Efeito, da vítima. Estamos a assumir o lugar da inferioridade e da submissão. Estamos a dizer-lhe: Tu tens o poder de mexer nas minhas emoções. Tu tens o poder de mexer na minha mente.

A dica consiste, então, em assumir o poder como nosso, assumir o lugar da Causa, da proatividade. Cada um de nós tem o poder de escolher e de decidir se a maneira de ser do outro lhe afeta.

Afinal, a mente é minha, a emoção é minha, a interpretação é minha e o significado é meu. Eu é que escolho que valor e importância dou aos acontecimentos e às pessoas.

A escolha é sempre minha.

留言


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page